Rede Saúde Total

Os benefícios da Telemedicina

Com o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo, a telemedicina é um dos assuntos mais citados no setor de saúde. O que não se cita por muitas vezes, é que apesar de ser muito discutido, os primeiros sinais desse serviço começaram a surgir no século IXI, ainda com o telégrafo. A partir dessa iniciativa, os primeiros sinais oficiais da telemedicina deram seus primeiros passos. Estamos falando dessa história para que você leitor, possa compreender o início desse processo, que avançou com o desenvolvimento de novas tecnologias. Mas afinal, o que é telemedicina? É o emprego da tecnologia e da comunicação no desempenho de atos médicos, de uma maneira que permite o exercício da medicina remota, com objetivo de dar assistência aos pacientes, debater informações entre especialistas, promover a saúde, a pesquisa e a prevenção de doenças. E proporciona a troca de informações entre médicos e pacientes, sem a necessidade de estarem frente a frente.


O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS – fez um estudo sobre o impacto da telemedicina em diversos países do mundo, e constatou que é possível atestar as melhorias reais do sistema de saúde, que o serviço proporciona. Esses benefícios reduzem os custos com deslocamento e ampliam o acesso à assistência médica. A acessibilidade, a troca de informações entre médicos e especialistas, a segurança dessas informações, a segurança, o diagnóstico precoce e a evolução irreversível deste tipo de serviço serão abordados com detalhes, para facilitar a compreensão dos seus incentivos.

Com a pandemia, o índice de acesso a internet aumentou entre 40% e 50%, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. A acessibilidade vai facilitar a ampliação da teleconsulta no Brasil, onde o usuário pode obter uma consulta de qualquer lugar, independente de onde esteja. O profissional de saúde consegue aumentar a capacidade de atendimento e é possível obter consultas médicas até mesmo em outras regiões.


Quando mencionamos a troca de informações entre médicos e especialistas, é possível que esses dados fiquem armazenados em prontuário eletrônico. Isso simplifica o acesso entre vários profissionais de saúde de uma mesma equipe médica. A vantagem desse processo é a agilidade nos trâmites do que é debatido durante uma consulta, facilitando o trabalho multidisciplinar e um diagnóstico mais preciso.

Com a aplicação adequada, a tecnologia na saúde avança em curto espaço de tempo, com o objetivo de aprimorar e ampliar os atendimento e aumentar a demanda de pacientes. É de fácil compreensão, porque a teleconsulta já é uma realidade em diversos países e na Rede Saúde Total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *