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Mude seus hábitos e controle a pressão alta

como controlar a pressão alta

  Sabemos que a hipertensão não tem cura, mas tenha em mente que ela pode ser controlada. A doença caracterizada pelo aumento crônico da pressão arterial é comum e silenciosa e muitas vezes, aparece sem apresentar sintomas e na maioria dos casos, ela só é identificada com a leitura da pressão arterial. A prevenção é necessária, uma vez que os níveis elevados causam aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (conhecido como AVC), insuficiência renal, dentre outras enfermidades.

O recomendado é que cada pessoa faça a medição da pressão arterial uma vez por ano, lembrando que cada caso é um caso. Se o paciente apresentar o diagnóstico de hipertensão arterial, o médico que vai orientar no que diz respeito a periodicidade das medidas. Vai de acordo com os dados do histórico clínico e do exame físico. Manter hábitos saudáveis auxilia no controle da pressão arterial.

Praticar atividades físicas, reduzir o consumo de sal, ter cuidado com a gordura na cintura, reduzir o consumo de álcool, não fumar, eliminar o estresse e obter vitamina D no organismo, pode auxiliar no tratamento para controlar a pressão alta.

O risco de pessoas sedentárias apresentarem pressão alta pode variar de 20 a 50%. Por isso, praticar exercícios é fundamental. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e reduzir o peso corporal, o que é importante porque o excesso de peso é outro fator que contribui para a hipertensão. Nesse caso, as atividades aeróbicas são as mais indicadas. A recomendação é começar devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. A musculação também é um ótimo agente preventivo da hipertensão arterial, pois contribui para melhora da circulação periférica e da saúde cardiovascular. 

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