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Por que beber água é tão importante para o corpo?

porque beber agua é tão importante

Podemos afirmar que o nosso corpo é constituído de cerca de 60% a 70% de água. O nosso sangue, pulmão, cérebro e os músculos contêm bastante água. Ingerir líquido com frequência é essencial para o equilíbrio da saúde. A água transporta nutriente e oxigênio, através das células; ajuda a absorver melhor os nutrientes, protegem nossos órgãos vitais, ajuda na função metabólica, hidrata nossas células e articulações. As células do nosso organismo necessitam de água. É importante ressaltar que o nosso cérebro consiste em 90% de água. Portanto, caso não suprirmos corretamente a necessidade de água no nosso corpo, o cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e até mesmo uma enxaqueca.

A falta de água no organismo pode causar cansaço, ressecamento da pele, constipação, cãibras musculares, pressão sanguínea irregular, riscos de mortes em casos mais graves e até mesmo a dificuldade de funcionamento dos rins. A água auxilia na liberação das toxinas e é considerado um solvente universal. A escassez da mesma no organismo pode ser identificada através de alguns sintomas, como mucosas secas, pressão baixa, ressecamento da pele e maior concentração da urina, que a torna mais escassa e escura.

A Rede Saúde Total orienta os seus leitores sobre a importância de beber bastante líquido, para que todos possam manter a saúde e acima de tudo, a qualidade de vida. Não existe consenso no que se refere à quantidade diária de consumo, ou seja, que precisamos beber diariamente. Em casos de pacientes com calculose renal, por exemplo, esses precisam beber mais água, com a finalidade de auxiliar na dissolução de sais presentes em nosso organismo. A chegada da primavera e o aumento da temperatura são importantes levar em consideração outras fontes da perda de líquido no organismo (como o suor) e consumir quantidade suficiente para sentir-se saciado.

Podemos afirmar que todas as bebidas que contém água na hidratação, incluindo café, chá, leite, sucos de frutas são benéficas, mas o consumo deve ser moderado. Bebidas que levam açúcar podem auxiliar no ganho de peso e danificar os dentes. A cafeína pode ter um efeito estimulante indesejado. O ideal é dar preferência para a água pura. É livre de calorias e auxilia no controle do peso. Para quem tem dificuldade em beber água, uma dica é adicionar fatias de laranja, abacaxi ou laranja para dar mais sabor. Cerca de 20% da água que precisamos vem dos alimentos. Frutas, legumes e sopas estão entre os alimentos que têm mais água na composição.

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