Rede Saúde Total

8 Dicas para cuidar da sua higiene bucal

dicas-saude bucal

Podemos afirmar que o sorriso é a porta de entrada quando estamos em contato com as pessoas. É a primeira coisa que observamos, sendo importante na hora de passar uma impressão positiva. Por isso devemos sempre estamos atentos para mantermos todo cuidado em dia. Nesse post, vamos falar sobre a importância que se refere aos cuidados com a higiene bucal. A boca é uma das partes do nosso corpo que mais está exposta a bactérias, que podem cair na corrente sanguínea e ter contato com todo o organismo, gerando gengivite, cáries, mau hálito e inflamações mais graves em outras partes importantes, como o coração e o cérebro. Confira abaixo as orientações que relacionamos, para que a sua saúde bucal esteja em dia:

Troque sua escova regularmente

Com o tempo, a escova de dente acumula bactérias e suas cerdas se desgastam. É recomendada a troca da escova a cada três meses ou sempre que perceber seu desgaste.

Escove os dentes com calma

Escovar os dentes faz parte da nossa rotina, com a finalidade de manter a higiene e cuidar da saúde bucal. Portanto, não deve ser feito com pressa ou força. O tempo mínimo para realizar a escovação é de dois minutos e os movimentos devem ser suaves, para não danificar o esmalte dos dentes.

Não se esquecer de cuidar da língua

A boca não é composta só pelos dentes! Lembrar de fazer a higiene de toda cavidade bucal, é fundamental. A língua pode conter resíduos dos alimentos que ingerimos que causam mau hálito e atraem bactérias. Fiquem atentos, pois algumas escovas já vêm com uma parte própria para essa etapa. E outra opção são os limpadores específicos.

Use fio dental diariamente

Para manter a saúde bucal, o uso do fio dental é indispensável. É a única ferramenta capaz de limpar as superfícies entre os dentes, que podem acumular os restos de alimentos. Passando o fio dental ao menos uma vez ao dia, é possível prevenir sangramentos gengivais e a gengivite.

Escolha a pasta de dente correta

As pastas de dente abrasivas podem prejudicar o esmalte do dente. Dê preferência as marcas que contém flúor e cálcio, com objetivo de fortalecer o seu sorriso.

Aguarde 30 minutos após as refeições para escovar os dentes

Alimentos e bebidas ácidas, como suco de limão, suco de laranja e refrigerantes, deixam o esmalte dos dentes sensível. Por conta disso, é importante esperar que o PH da boca se equilibre para realizar a escovação. Caso não possa esperar, tome um copo de leite que equilibra o PH da boca.

Escove os dentes antes de dormir

Durante a noite, o fluxo da saliva que ajuda a limpar os dentes é menor. Portanto, o efeito protetor da saliva desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Ter o hábito de escovar os dentes antes de dormir é fundamental.

Visite o dentista em periodicidade semestral

Mesmo tendo todo cuidado com a higiene bucal, é importante fazer um check-up com seu dentista de seis em seis meses. Durante a consulta, o profissional poderá fazer um diagnóstico preventivo e realizar o tratamento, caso surja algum problema, facilitando o processo. Se estiver tudo ok, é recomendável fazer uma limpeza completa dos dentes e a aplicação do flúor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *