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5 hábitos para cuidar da saúde do intestino

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O intestino é muito mais que um tubo por onde os alimentos passam. Por sua grande importância cumprindo funções imunológicas, é necessário que haja  um equilíbrio entre as bactérias boas que habitam nossa microbiota intestinal. Além das bactérias que formam nossa microbiota intestinal, o intestino também tem neurônios, que, apesar de estarem em menor quantidade, produzem, por exemplo, 90% da serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) descarregada pelo corpo e outros mais de 30 mensageiros químicos. Esses mensageiros se comunicam entre cérebro e intestino todos os dias, em mão dupla.

A comunicação é feita pelo nervo vago, uma estrutura que passa pelo tórax e liga o sistema gastrointestinal à cabeça. É por isso que, em situações de estresse, medo ou ansiedade, sentimos frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro. Sintomas como constipação, diarreia, flatulências ou má digestão também podem causar mau humor, problemas de insônia, sensação de cansaço e desânimo. Para cuidar bem do seu intestino aí vão cinco hábitos para começar agora:

1 – Evitar o consumo de bebida alcoolica e cigarro (eletrônicos também)
O álcool em excesso e o fumo são vilões para a saúde em geral. O consumo excessivo de bebida alcoólica pode causar sangramentos, vômitos e sintomas de refluxo (azia, dores na parte superior do abdome) e outras lesões e inflamações em todo o aparelho digestivo, como esôfago e estômago. Já o cigarro, aumenta as chances de câncer de boca, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, cólon e reto. Além disso, ele contribui para várias doenças, como refluxo gastroesofágico, úlceras e algumas doenças do fígado, entre diversas outras.

2 – Diminuir o consumo de carnes vermelhas e embutidos
Carne vermelha, salsichas, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame são alguns dos alimentos que, quando consumidos em excesso, podem causar doenças e até câncer no sistema digestivo como um todo. O ideal é alternar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal.

3 – Beber muita água
A água é vital para a manutenção da saúde dos órgãos e sistemas. Além de ajudar a eliminar toxinas, ela lubrifica as paredes intestinais e contribui para a formação do bolo fecal, garantindo uma passagem livre das fezes até a evacuação. É indicado o consumo mínimo de dois litros de água por dia para hidratar o organismo e auxiliar em todos os processos do corpo.

4 – Aumentar o consumo de fibras e alimentos naturais
Segundo estudo publicado pela revista americana Immunity, as hortaliças brássicas, como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho auxiliam no desempenho intestinal e ajudam a evitar inflamações que podem causar o câncer. A ingestão diária de fibras recomendada é de 25 a 30g e as frutas e verduras devem estar presentes em porções de 2,5 xícaras.

5 – Praticar atividade física
Dentre todos os benefícios para o corpo e mente, em geral, a atividade física regular auxilia na movimentação dos intestinos, acelerando o trânsito, reduzindo a distensão abdominal e o desconforto da formação de gases. O recomendado para adultos é 150 minutos por semana de exercício aeróbico moderado a intenso ou 75 minutos em alta intensidade ou a combinação dos dois, preferencialmente divididos ao longo da semana.

Crianças de até cinco anos devem ser fisicamente ativas e se mover ao longo do dia (cerca de 3 horas diárias). Dos 5 aos 18 anos é indicado praticar, pelo menos, 60 minutos por dia de atividade física moderada a intensa, sendo a maioria exercícios aeróbicos.

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